segunda-feira, 17 de outubro de 2011

TUDO DE PIAUI



Aspectos Históricos

O Piauí foi uma das últimas regiões brasileiras a ser colonizado, uma das primeiras a dizimar sua população nativa por meio da guerra e é o local onde se encontra os vestígios mais antigos de povoamento das Américas.
As terras das populações nativas foram ocupadas para desenvolvimento da economia pecuarista que se estendeu por toda a região dando origem as primeiras vilas que foram oficialmente criadas por João Pereira Caldas, primeiro governador da capitania de São José do Piauí ( atual cidade de Oeiras ), criada em 1758 por meio de carta régia.

Devido a sua falta de comunicação na época, por está situada em pleno sertão, mudou – se em 1852 para a cidade planejada Teresina , as margens do rio Parnaíba.

O Estado do Piauí caracteriza – se pelas suas baixas altitudes, chapadões, planícies e vales úmidos.Suas elevações numerosas são responsáveis pelo surgimento de formações geológicas grandiosas.
Caracterização Geográfica

O Piauí está localizado no Nordeste brasileiro, com uma área de 251.529,2 km, e ocupa 16,2% da área nordestina e 2,95% da área nacional. É o terceiro maior Estado do Nordeste, perdendo em área apenas para a Bahia e o Maranhão. As maiores distâncias lineares entre os pontos extremos do Estado são de 887 km do norte a sul e 618 km a leste e a oeste. As maiores altitudes são registradas na chapada das Mangabeiras, no extremo sul, sendo o ponto máximo de 880 m acima do nível do mar.

Aspectos Gerais

1 – Área: 251.529,18 km;

2 – Clima: Tropical;

3 – Economia: Tem na agricultura, no comércio, no extrativismo e na pecuária, as principais fontes de renda . Já a atividade industrial é formada por micro e pequenas empresas;

4 – Limites: Ao Norte, Oceano Atlântico; ao Sul com os Estados da Bahia e Tocantins;
ao Leste, com os Estados do Ceará e Pernambuco; ao Oeste com o Estado do Maranhão;

5 – População: 3.032.421 pessoas  Fonte: Contagem da População - 2007 (I.B.G.E.).

6 – Rios: Camurupim, Gurguéia , Igaraçu , Parnaíba, Poti e São Miguel;

7 – Temperatura: Variando entre mínima de de 15°C , a média de 26°C e a máxima de 38°C;

8 – Turismo: Hoje nesta área tem sido a principal meta do governo, que visa , além das divisas geradas por este setor, a melhoria da imagem do Piauí a nível nacional e internacional.

Mas a caatinga também é lugar de descobertas científicas. Escavações realizadas nos sítios arqueológicos do Parque Nacional da Serra da Capivara, no Sudeste do estado, considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, provam que o homem surgiu no continente americano há mais tempo do que se pensava. No Parque Nacional das Sete Cidades, pode-se observar formações rochosas de cerca de 400 milhões de anos e pinturas pré-históricas.

LOCALIZAÇÃO - O Piauí fica no Noroeste da Região Nordeste.
ÁREA - 252378,5 km2 (dados do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas)

LIMITES - Norte: Oceano Atlântico
Sul: Bahia e Tocantins
Leste: Ceará e Pernambuco
Oeste: Maranhão

POPULAÇÃO - 2.724.967 habitantes

DENSIDADE DEMOGRÁFICA - 10,79 hab/km2

MUNICÍPIOS - 221

MUNICÍPIOS MAIS POPULOSOS - Teresina, Parnaíba, Picos, Campo Maior, Piripiri, Floriano.

HORA LOCAL (EM RELAÇÃO À BRASÍLIA) - A mesma.

HABITANTE - Piauiense

GOVERNO - Wilson Nunes Martins (PSB)

Senadores: 3

Deputados Federais: 10
Deputados Estaduais: 30
Eleitores: 1.786.411

CLIMA - Tropical com chuvas de verão; Semi-árido no interior.
TEMPERATURAS - Mínima: 15o C
Média: 26o C
Máxima: 38o C

RELEVO - Baixas altitudes, apresentando vastos chapadões. As elevações são numerosas e recebem denominações regionais de serras, morros, chapadas e chapadões, apresentando-se sob formas de "CUESTAS" e "INSELBERG". Tal fenômeno provoca o surgimento de formações geológicas monumentais e pitorescas, espalhadas por todo estado. Nosso ponto mais alto, localiza-se na chapada das mangabeiras, com 860m de altitude, no extremo sul do estado.

HIDROGRAFIA - A rede hidrográfica piauiense é formada pelo rio Parnaíba e seus afluentes, além de algumas formações lacustres. O Parnaíba constitui a grande marca ecológica da região. Com 1485 km de extensão, serve de fronteira com o Maranhão e representa o traço divisório entre a caatinga do Nordeste semi-árido e as terras úmidas e florestas equatoriais do Norte-Nordeste.

RIOS - Os rios principais são o Parnaíba, com 1485 km de extensão, que divide os estados do Piauí e Maranhão; o Poty, que nasce no Ceará e despeja suas águas no rio Parnaíba, em Teresina;e o Gurguéia, que irriga o centro sul do Piauí e produz um vale fértil em plena zona de sertão.
Nosso Litoral

No litoral, os rios prinicipais são o Igaraçu, um braço do Parnaíba que deságua no mar de Luis Correia; o Camurupim, que nasce na Serra dos Macacos, em Cocal, e deságua no mar pelo lado leste da Barra Grande, na prai de Macapá; e São Miguel, que nasce no povoado de Bom Princípio, em Parnaíba, para desembocar no lado oeste da Barra Grande.

LITORAL - O Litoral piauiense mede 66km de extensão, dos quais 24km pertencem a Parnaíba e Ilha Grande e 42km a Luís Correa. As suas práticas: pedra do sal (única praia de Parnaíba), Atalaia, Coqueiro, Macapá e Barra Grande. Estas são cercadas pelo encadeamento de dunas de areia branca e lagoas de água doce. O Parnaíba despeja sua águas no Atlântico, abrindo um grandioso delta com cerca de 90 ilhas.
VEGETAÇÃO - É caracterizada pela caatinga e pelos cerrados ou agrestes, que ocupam quase toda a área do Piauí. Existem ainda, regiões de mata densa e de cocais, onde predominam as palmeiras babaçu e carnaúba.


http://www.piemtur.pi.gov.br/
Piauí Turismo - PIEMTUR/SETUR - Copyright © 2008/2010. Todos os direitos reservados

Nenhum comentário:

Postar um comentário